Experimentando robótica na educação infantil
- Annya Ruah
- 27 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Sempre me questionei se seria interessante introduzir a robótica na educação do meu pequeno, atualmente com cinco anos, e em qual momento isso poderia ser feito. Em algumas escolas da nossa região há o espaço maker, de invenções e construções, com início no primeiro ano do ensino fundamental.
Para muitas crianças, robôs são criaturas fascinantes dos livros de histórias e dos filmes de ficção científica. De certa forma, a robótica une o conhecimento gerado por várias áreas da ciência: engenharia, matemática, física e até mesmo biologia. No entanto, as criaças não dispõe de conhecimento aprofundado nessas diferentes áreas do saber. Então, como introduzir esse conteúdo de uma maneira leve e divertida?
Imaginei que ele precisaria de algo que já fizesse parte dos seus interesses e comecei a procurar kits básicos de construção de mini-robôs para termos um momento divertido em família. Daí surgiu a ideia de fazer um robô de aranha, já que ele ama insetos. Encomendei uma aranha robô e quando chegoi foi só diversão (Figura 1).

Após abrirmos o kit, eu e o pai dele demos o suporte necessário para a construção e ele ficou muito atento e feliz porque estava "estudando robótica". Ele ajudou a colar os olhihos da aranha e a colocar dois parafusos (Figura 2). Todos nós amamos o resultado (Figura 3).


No entanto, a robótica não é apenas sobre construir máquinas; também é sobre solucionar problemas, trabalhar em equipe e cultivar a criatividade. Ao enfrentar desafios de construção e programação, as crianças aprendem a pensar de forma crítica, experimentar diferentes soluções e desenvolver habilidades essenciais para o século XXI.
E o melhor de tudo é que a robótica é uma jornada emocionante que pode começar desde cedo. Mesmo as crianças mais jovens podem se envolver em atividades simples, como ajudar a montar um robô na temática de interesse. Foi um momento muito divertido em família!
Comments