top of page
  • @vivoexperimentando

Risoto de alho-poró: experimente essa delícia!

  • Foto do escritor: Annya Ruah
    Annya Ruah
  • 25 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2023


Gostamos muito de receber os amigos e, algumas vezes, cozinhamos juntos e trocamos experiências de receitas enquanto confraternizamos. Em uma dessas ocasiões, fizemos um risoto de camarão delicioso. Infelizmente, para nossa surpresa, meu esposo teve uma reação alérgica, inviabilizando a degustação do prato principal da noite.

Nesse dia, sobrou arroz arbóreo e vinho branco usados para a receita. No fim de semana seguinte iríamos receber uma amiga vegetariana e desejei fazer algum tipo de risoto vegetariano que pudéssemos experimentar. Conversando com outra amiga, ela sugeriu fazer um de alho-poró. E eu, um tanto quanto leiga na cozinha, nunca havia provado essa especiaria.

Como eu gosto de pesquisar curiosidades e coisas que surgem nas minhas experiências de vida, fui em busca de saber melhor do que se tratava. E foi então que no bom google da vida, descobri que o alho-poró, também chamado de alho francês, é um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e os alhos. Eu amo alho, então já fui muito com a cara dele.

Resolvi testar a receita que adaptei do site htps://www.tudogostoso.com.br, juntamente com as dicas do amigo que havia preparado o risoto de camarão. Os ingredientes usados foram:


2 xícaras (chá) de arroz arbóreo;

1/2 xícara (chá) de vinho branco (a dica é não usar um vinho branco qualquer, tem que ser um que sea gostoso ao seu paladar, pois refletirá muito no sabor do risoto) (Fig. 1);

6 xícaras (chá) de caldo de legumes quente (o caldo de legumes fazemos em ampla quantidade, juntando legumes diversificados em uma panela grande com bastante água para ficar mais saboroso do que os temperos artificiais) (Fig. 2);

1 colher de sopa de azeite;

2 colheres de sopa de cebola picada para refogar o alho-poró;

2 talos de alho-poró em rodelas;

1 colher de sopa de manteiga para refogar o arroz;

2 colheres de sopa de manteiga gelada para finalização do risoto (usei na temperatura ambiente e deu certo, mas se puder, siga a indicação);

Sal a gosto;

50 g de queijo ralado;

Pimenta-do-reino a gosto.

Risoto alho-poró. Risoto.
Fig. 1: Ingredientes iniciais do risoto. Obs: Toda casa com criança tem brinquedos aleatórios espalhados.

Caldo legumes. Alho-poró.
Fig. 2: Caldo de legumes com cebola, alho, pimentão, tomate, cenoura e as folhas do alho-poró.

O primeiro passo consiste em preparar os legumes para o caldo. Você poderá utilizar os legumes de sua preferência, mas nos testes que fiz, o sabor ficou muito reaçaldo quando acrescido de pimentão, cebola e cenoura.

Enquanto o caldo ferve, refogue a cebola no azeite e na manteiga. Em seguida, acrescente o arroz arbóreo e mexa suavemente até que ele fique clarinho. Dispense o vinho branco com cuidado e aguarde evaporar, sempre mexendo suavemente.

Feito isso, acrescente o caldo de legumes, após a fervura, em pequenas quantidades (duas xícaras ou duas conchas por vez). A medida que o caldo evaporar, acrescente mais, paulatinamente, até que o arroz esteja no ponto de preferência quanto a maciez. Nesse momento, você acrescenta o sal e avalia se está a gosto.

Em outra panela, refogue no azeite o alho-poró em rodelas. Quando o arroz estiver ficando macio, acrescente o alho-poró, o queijo ralado, a pimenta e a manteiga gelada e faça movimentos circulares e delicados.

Está pronto (Fig. 3)! Só se deliciar.

Risoto de alho-poró. Alho poró.
Fig. 3: Risoto de alho-poró.

留言


RECEBA MEUS EMAILS

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • @vivoexperimentando
bottom of page